google-site-verification=G1R81yRVdwgt-IZ4Vtgh_AL2NgWivhRme44lBj9EVxI
top of page

Soja e Isoflavona


Soja e isoflavona

A soja é considerada alimento funcional, sendo rica em proteínas, isoflavonas, saponinas, fitatos, fitoesteróis, fibras e ácidos graxos poli-insaturados, que auxiliam na redução de morbidades e doenças crônico-degenerativas, além de possuir boa quantidade de minerais como potássio, ferro, zinco cobre, magnésio, vitaminas do complexo B e outros.


O consumo das isoflavonas da soja tem demonstrado efeitos benéficos à saúde feminina e à prevenção de doenças, além de não serem relatados efeitos adversos são consideradas fitoestrógenos, devido à semelhança de sua estrutura química com o estrógeno humano, sendo conhecida por suas atividades estrogênicas (especialmente sobre os sintomas da menopausa e da osteoporose) além de ser antifúngica, bactericida, antimutagênica e antitumoral, especialmente cânceres de mama, próstata e manifestações da menopausa especialmente das ondas de calor.


As isoflavonas comportam-se como verdadeiros estrógenos, ligando-se aos receptores de estrógeno, mas não sendo capazes de causar os mesmos efeitos colaterais. Na pós-menopausa, quando as concentrações endógenas hormonais diminuem, os receptores de estrógeno ficam mais disponíveis, favorecendo a fraca ação estrogênica das isoflavonas, que acabam compensando a deficiência hormonal desta condição.


Embora não existem evidências suficientes para recomendar o uso dos fitoestrogênios como substituto da Terapia de Reposição Hormonal convencional, estudos sugerem que uma dose de 60 mg/dia isoflavona trazem efeitos favoráveis sobre os sintomas do climatério e o perfil lipídico, revelando-se como opção terapêutica alternativa para mulheres em menopausa.


Além de ser um alimento acessível a todas as classes, não há evidencias efeitos colaterais até então, portanto, deve ser incluída na alimentação diária das mulheres de diversas formas saborosas e criativas, junto aos alimentos tradicionais, numa conjuntura formada por uma dieta balanceada e adequada, atividade física e o consumo frequente destes alimentos, elevando os níveis de saúde e qualidade de vida da mulher.

Para maiores ajustes na dieta procure sempre um profissional habilitado.

Gustavo Luiz é nutricionista esportivo e nutricionista clinico, elabora dietas para perda de peso, nutricionista para emagrecimento, ganhos de massa e resultados.

REFERENCIAS

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21311416

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9735676

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19759166

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page